right Quais melhorias dão o melhor retorno?

Se você está pensando em reformar sua cozinha, ou em melhorar seu porão, você provavelmente deseja ter o retorno de seu investimento quando vender sua casa. Mas quando o assunto é o retorno do valor do investimento em melhorias na casa, algumas delas são definitivamente mais rentáveis que outras. Como regra geral, projetos de reforma de cozinha e banheiro conseguem um bom retorno do investimento, normalmente 90% ou mais.Coisas como acrescentar cômodos ou melhorar o porão tendem a dar o menor retorno.Melhorar o porão frequentemente dá um retorno de menos de 50%, não sendo então um projeto lucrativo no momento da venda.


Existem muitos fatores que determinam quanto um projeto terá de retorno. O valor do retorno depende muito das condições atuais do mercado na sua região. Se o mercado está aquecido e as casas estão sendo vendidas rapidamente, você pode esperar um valor maior de retorno do que você teria em um mercado em baixa.  

 left

O tipo de projeto que você executar e como ele se compara com as outras casas da região pode ter uma grande influência sobre o valor do retorno do investimento. Se você empregar dinheiro no tipo errado de melhoria, você não irá recuperar o seu dinheiro. Mas se você for esperto sobre o que fazer, você pode lucrar. O retorno será maior quando as melhorias forem as mais solicitadas e estejam em conformidade com os padrões do bairro. Acrescentar um segundo banheiro em um bairro onde a maioria das casas tem dois banheiros irá trazer um alto retorno do investimento.  Construir uma área adicional que faça sua casa ter o dobro do tamanho das outras casas do quarteirão, provavelmente não terá um bom retorno. Da mesma forma, a popularidade de um projeto irá depender de quanto ele produzirá de retorno. Uma melhoria muito personalizada, realizada de acordo com seus desejos e necessidades, não irá trazer o mesmo retorno do que algo que seja comum às outras casas do bairro.

 

Outro fator a considerar é o custo das melhorias. Se você souber fazer sozinho, você pode economizar significativamente no custo do projeto e aumentar grandemente as chances de obter um bom retorno do investimento.

 

A relação abaixo foi compilada de diversas pesquisas publicadas e mostra os retornos típicos para alguns dos mais populares projetos de reforma:

 

  • Reforma da cozinha – 90%
  • Acrescentar um banheiro – 90%
  • Reforma de banheiro – 80%
  • Instalar aquecimento central – 90%
  • Instalar ar condicionado central -75%
  • Acrescentar um terraço -70%
  • Substituir as janelas – 70%
  • Acrescentar um cômodo – 55%
  • Construir uma piscina – 45%
  • Melhorar o porão – 40%

English French German Portuguese Spanish