leftO Contrato de Corretagem
Também conhecido como contrato de exclusividade, o contrato de corretagem dá autorização a um profissional licenciado no mercado imobiliário a agir em seu nome na venda de sua casa. Os contratos de corretagem podem ser de todas as formas e tamanhos, mas existem algumas características comuns a todos. Entre os elementos existentes em qualquer contrato de corretagem válido estão:

Escrito - Todos os contratos imobiliários devem ser por escrito.

Contratação - O contrato de corretagem é um contrato de prestação de serviços pessoais entre você e o corretor. Ele contém todos os termos e condições de contratação do corretor e autoriza o corretor a representá-lo na divulgação e venda de sua casa.

Remuneração - Para qualquer contrato se tornar válido, deve haver uma remuneração.  O contrato de corretagem irá especificar o total e o prazo de pagamento de seu corretor. Normalmente, o pagamento é um percentual previamente acordado do preço de venda, pagável no fechamento do contrato de venda.  É importante notar que sua obrigação de pagar seu corretor pode não depender absolutamente da conclusão de uma transação de venda. Por exemplo, se o corretor encontrar um comprador confiável que deseja pagar o preço pedido e concorda com os termos oferecidos, mas você desistiu no último momento e decidiu não vender, o corretor executou seu trabalho e tem direito a ser pago segundo os termos do contrato de corretagem.

Titularidade - Todos os contratos de corretagem irão indagar quem tem a titularidade sobre a propriedade. A propriedade só pode ser vendida se todos que detenham parte da titularidade concordarem com a venda.

Data da rescisão - Você não deve assinar nenhum contrato de corretagem sem uma data de rescisão especificada. O tempo de duração mais comum é de 180 dias. Se o contrato tiver uma duração indefinida como "até ser vendido", ou nenhum tempo especificado, não assine. O contrato de corretagem é um documento legal de dependência e você não desejaria ficar preso a um sem uma data de rescisão claramente definida. Se o contrato expirar antes da venda da casa e você ainda desejar manter o mesmo corretor, você pode simplesmente assinar um novo contrato.

Podem existir e frequentemente existem outros elementos em um contrato de corretagem. Como em qualquer documento legal, você deverá ler o contrato de corretagem cuidadosamente e ter certeza de que entendeu exatamente com o que está concordando antes de assinar. Se tiver alguma dúvida a respeito de seu contrato de corretagem, seria aconselhável consultar um advogado para esclarecimentos.

 

 


English French German Portuguese Spanish